Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

Teatro é arte e desenvolvimento

03/08/2018

O valor cultural do teatro (do latim ‘theatrón’, lugar de contemplar) é reconhecido desde a antiguidade, mas além de complementar a formação cultural ele também incentiva a busca pelo conhecimento e a reflexão. Por trabalhar com a ludicidade, o teatro se mostrou uma ferramenta fundamental para a educação e desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja para aqueles que assistem às peças ou para os que nelas atuam.

 

De acordo com a Teoria das Múltiplas Inteligências, temos no cérebro diferentes áreas em que são desenvolvidas mais ou menos, de acordo com a predominância de interesses de cada um, uma determinada inteligência. Essa teoria, desenvolvida pela equipe da Universidade de Harvard e coordenada por Howard Gardner, derruba aquela antiga noção de que só existia um determinado padrão de pessoa inteligente, geralmente relacionado ao campo da lógica-matemática. Hoje em dia podemos legitimar uma pessoa pela sua inteligência na área artística, por exemplo.

 

Se pensarmos no teatro como uma das manifestações artísticas mais completas, podemos dizer que ele é um excelente alimento de estímulos para as mentes ávidas das crianças. A composição de um espetáculo teatral envolve música (trilha), artes plásticas (figurino, cenário), dança (expressão corporal), literatura (história), lógica-matemática (organização das cenas), inteligência naturalista ou biológica (efeitos especiais), inteligência interpessoal (atividade em equipe para gerar empatia com o público).

 

 

 

E existem várias maneiras de participar desse processo riquíssimo: atuando, assistindo a um espetáculo teatral ou auxiliando no espetáculo. Confira os benefícios para a criança ao assistir a uma peça teatral:

 

Convívio social

Aprende a se comportar de determinada maneira para assistir ao teatro, uma vez que ela não está sozinha, deve saber respeitar a concentração dos outros espectadores, fazendo um certo silêncio, e também não interferindo de forma inadequada no espetáculo para que esse possa se desenrolar sem grandes obstáculos.

 

Ampliação do seu repertório de histórias

A cada nova peça que assiste é mais uma história que conhece, aumentando assim sua cultura geral, seu vocabulário com a compreensão de novas palavras e expressões, que dentro de um contexto ganham sentido e entendimento pleno.

 

Noções de lógica e causalidade

Ao assistir de fora a uma peça, a criança compreende melhor o conjunto das informações, percebendo a ideia de início-meio-fim, as cenas se encadeiam numa sequência quase matemática onde tal atitude causa tal impacto e assim por diante.

 

Leitura da linguagem não verbal

Muitos códigos são usados nas diferentes linguagens teatrais, temos o uso da expressão corporal, da mímica, da dança, do circo, de sombras etc., uma infinidade de elementos que despertam a capacidade de leitura de signos que irão gerar novos significados, ajudando assim a desenvolver a capacidade de abstração no futuro próximo.

 

A elaboração de suas próprias emoções

Ao se envolver com a história vívida no “palco”, a criança irá despertar uma série de sentimentos e reações emocionais, ela irá vibrar, sentir raiva, medo, frustração, compaixão, tristeza e tantas outras sensações que, dependendo de como a história é conduzida, farão com que ela desencadeie um processo de elaboração desses sentimentos. O que torna esse fato diferente de quando assistimos a um filme? O teatro é ao vivo, há uma troca, um aprendizado rico e verdadeiro da nossa habilidade intrapessoal.

 

 

 

Imagine só quando a criança participa ativamente da peça. E então, vale a pena ou não colocar o teatro na vida do seu filho? Pense nisso!

 

 

Please reload

Colégio Atlântico