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As férias chegaram, dê adeus ao sedentarismo!

17/07/2018

Que tal aproveitar as férias de julho para incentivar as crianças a deixarem a TV e o computador de lado para praticar atividades físicas?

 

 

 

 

O momento é perfeito para dizer adeus ao sedentarismo e estimular os pequenos a uma prática de vida mais saudável.

 

Cuidar da saúde é fundamental para se viver bem e melhor e esse cuidado deve começar desde pequeno, por isso a atividade física nas escolas ou em casa é crucial para o desenvolvimento físico e metal.

 

Fazer exercícios fortalece os ossos e as articulações, além de desenvolver atividades psicomotoras. O benefício acontece porque o exercício físico ajuda na cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue para o cérebro, elevando os níveis de noradrenalina e endorfinas.

 

Entretanto, é preciso ter em mente que exercício físico é diferente de esporte, já que está ligado ao estímulo para um determinado objetivo, como a melhora no rendimento escolar, a distração e como opção de lazer.

 

 

E então, prontos para agitar os pequenos nestas férias? Tempo não falta, certo? Confira algumas dicas para ter mais sucesso nessa empreitada:

 

Espaço ideal

Avalie se existe um espaço adequado para que a criança manifeste sua tendência espontânea de ser ativa. É preciso respeitar o gosto e a estrutura física dos pequenos.

 

Tempo certo

A recomendação da Associação Americana de Pediatria (AAP) é de pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana, de atividades físicas de moderada a intensa, sendo o ideal 60 minutos de exercício físico, cinco vezes por semana, nessa mesma intensidade.

 

É hora de curtir

As férias não podem ser preenchidas apenas com exercícios. É importante que a criança tenha um tempo para ela, onde possa realizar outras atividades recreativas, diversificadas e prazerosas, que estejam fora do ambiente domiciliar e que a faça ter contato com outras crianças.

 

Participação dos pais

É muito importante que os pais estejam inseridos no contexto de que a prática de atividades é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança. Através delas, valiosas lições serão apreendidas, contribuindo para a formação da personalidade da criança.

 

Acompanhamento  

É imprescindível que a criança ou adolescente tenha um acompanhamento médico para avaliar como reage às atividades físicas. Exageros, seja na prática de exercícios ou nas cobranças por desempenho, podem prejudicar o corpo e a performance em outras áreas da vida.

 

Qual a atividade ideal?

 

Cada criança ou adolescente tem um perfil e estrutura corporal, o que exige cautela na hora de optar por uma ou outra atividade. Mas confira algumas dicas que podem ajudar nessa escolha:

Principais atividades físicas para as crianças

  • Jogar bola, natação, judô, capoeira, karatê, andar de bicicleta, correr, pular corda.

  • Ir ao parque nos finais de semana e se revezar com outros pais, familiares ou vizinhos para reunir a criançada e brincar no prédio ou no quintal da casa

  • Para os maiores de 10 anos, a integração com o grupo torna-se fundamental: amigos acompanhados dos pais podem fazer caminhadas, andar de bike, nadar e jogar bola no parque, no prédio ou em casa.

 

E então, está lançado o desafio: vamos tornar este período de férias mais ativo e saudável? Último lembrete: quando praticar atividades ao ar livre, não se esqueça de levar água, boné ou viseira e o protetor solar (mesmo no Inverno).

 

 

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