Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

É fim de ano, pratique a generosidade

29/11/2018

 

Pais e educadores têm o dever de mostrar às crianças a importância da empatia e solidariedade, e fim de ano é uma ótima oportunidade para passar essa mensagem. Quando ensinamos desde cedo nossos filhos a serem generosos, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais humanizada. E mais: um ato generoso estimula a autoestima dos pequenos, pois eles se sentem importantes e liberam endorfina no cérebro, ficando mais felizes.

 

Ensinar a ser generoso e fazer doações a quem precisa, contudo, nem sempre é fácil. As crianças são mais apegadas às roupas e brinquedos, o que dificulta o processo. Mas é possível começar devagar, incentivando atitudes como dar atenção aos mais velhos, demonstrar interesse e carinho pela família da babá ou escrever um cartão de aniversário para um amiguinho que se mudou.

 

Doar tempo também é um ato altruísta, aliás, os pais precisam se conscientizar de que mais vale ficar ao lado dos filhos do que enchê-los de presentes o tempo todo – atitude comum a pais sem tempo e com peso na consciência.

 

 

Dê o exemplo

 

Aproveitando a reflexão, vamos começar nossas dicas de como incentivar as crianças a serem generosas falando de exemplo. O velho clichê que diz que um exemplo vale mais que mil palavras é totalmente válido. Quer que eles aprendam? Mostre atitudes concretas. Convide os baixinhos a participarem da arrumação dos armários, a separarem roupas e calçados para doação e conte para quem serão doados neste Natal.

 

 

Respeito é essencial

 

Se a criança demonstra um apego muito forte por determinado objeto, não force a doação neste momento. Ao ser forçada, a criança pode associar a doação à sensação de perda, provocando efeito contrário do objetivo da atitude. E nunca pegue os brinquedos sem que a criança saiba. Combinado?

 

 

Compartilhar sempre

 

As crianças estão discutindo por um brinquedo? Simplesmente tire-o delas e diga que você só o devolverá quando elas entenderem que devem brincar juntas ou aprender a emprestar. Lembre-as que muitas crianças não têm sequer um brinquedo.

 

 

Iniciativas solidárias

 

Estimule seu filho a participar de ações solidárias durante o ano inteiro, e não apenas no fim do ano. Informe-se sobre projetos interessantes e verifique como podem colaborar efetivamente. Acima de tudo, mostre que devemos fazer o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca.

 

 

Cada um faz o seu

 

A sua ‘não colaboração’ pode acontecer numa situação simples, como não ajudá-lo a arrumar a bagunça dos brinquedos. É importante que o pequeno entenda que cooperar com a mãe e o pai para manter a casa em ordem é ser solidário. Ensine que cada um deve dar o melhor de si para o outro e que quando a gente se ajuda todo mundo sai ganhando.

 

 

Vamos aproveitar essa época festiva e de reflexão para levar o bem ao próximo. Que tal aproveitar este final de semana para separar, junto com seus filhos, roupas e brinquedos para alegrar outras crianças? Fica a dica ;)

 

 

Please reload

Colégio Atlântico