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Mantenha as crianças hidratadas no Verão

08/01/2019

 

 

O Verão está a toda e as crianças adoram ficar no sol, certo? Perfeito, férias é para curtir, mas além de evitar os horários perigosos é preciso tomar muito cuidado com a hidratação. Nesta época, como transpiramos muito em função do sol forte, nosso corpo perde uma quantidade maior de líquido e sais minerais. No caso das crianças, esse processo acontece ainda mais rápido porque a água representa 75% da massa corporal dos pequenos.

 

Portanto, fique atento à quantidade de líquido que seus filhos ingerem, especialmente os bebês, que ainda não falam. Segundo a recomendação da Academia Americana de Pediatra, crianças de 1 a 3 anos devem beber quatro copos (200 ml cada um) de água por dia. De 4 a 8 anos, a recomendação é de cinco copos e, de 9 a 13 anos, o ideal é beber sete copos por dia para as meninas e oito para os meninos.

 

Todo este cuidado é essencial para evitar a desidratação, que geralmente é resultado da falta da ingestão de líquidos, associada a problemas como intoxicação alimentar ou então simplesmente pelo aumento da transpiração. Além do suor e da salivação, quadros de vômito e diarreia são mais frequentes nas crianças, o que também prejudica a hidratação.

 

Mas como saber se meu filho está desidratado? É simples, basta observá-lo! Existem diferentes graus de desidratação: leve, moderada e grave. A medida em que o quadro avança, os sintomas se tornam mais intensos.

 

Sinais de desidratação:

  • Volume menor de urina;

  • Diminuição da frequência urinária;

  • Choro sem lágrima;

  • Temperatura do corpo mais elevada;

  • Cansaço;

  • Pele seca;

  • Boca seca;

  • Olheira ou olhos fundos;

  • Irritabilidade;

  • Moleira aprofundada;

  • Dores de cabeça;

  • Vômito;

  • Diarreia;

  • Sangue nas fezes.

 

Além de observar seu filho, procure ajudá-lo a hidratar-se. Quando saírem para praia ou piscina, ou até mesmo para um simples passeio, leve líquidos na bolsa. Confira algumas dicas:

 

 

Água mineral

Água mineral é indispensável para manter a boa hidratação das crianças durante o Verão. Mas, atenção: quando você for preparar a bolsa de passeio, evite o uso de garrafas plásticas, prefira garrafas de vidro ou garrafas térmicas. Uma boa dica é congelar a água na garrafa na noite anterior, assim você terá água geladinha durante o período que ficar na rua.

 

Água de coco

A água de coco natural é rica em minerais e carboidratos, que ajudam a manter a hidratação. Fique atenta à procedência na hora de comprar o coco – ele deve ser lavado em água corrente e potável antes de ser aberto.

 

Suco de frutas naturais

Faça suco um pouco antes de sair de casa. Dessa forma, você evita muitas perdas nutricionais. Acondicione o suco em garrafas térmicas com gelo ou garrafas de vidro – a orientação das garrafas plásticas também vale para os sucos. Evite o consumo de sucos industrializados e procure misturar vegetais aos sucos naturais.

 

Confira uma receita de suco super hidratante:

 

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de cenoura ralada

  • ½ manga em pedaços

  • 200 ml de água de coco

  • Suco de 1 lima da pérsia

  • 1 colher de chá de óleo de linhaça dourada

 

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente algumas pedrinhas de gelo e depois, é só saborear!

 

 

 

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