Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

Dançar é cultura e aprendizado

08/08/2018

Você sabia que a dança esteve presente nos grandes momentos da história? Ela faz parte do nosso cotidiano e da nossa cultura e, através da cultura, carregamos a grande carga de tradição e história de um povo. A dança também traz uma grande contribuição no desenvolvimento cognitivo do ser humano, melhorando a sociabilidade no meio, o que é fundamental quando aplicado como ferramenta da educação.

 

 

 

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é importante para o reconhecimento do corpo, das possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais.

 

Atividades que envolvem música e dança são, sem dúvida, um importante meio de inserção de cultura e prazer, julgando que as crianças sabem relacionar música e dança, pois é algo materno e com certeza elas irão perceber essa atividade como uma possibilidade de brincar, e não há nada mais grandioso do que aprender brincando, certo? Entenda melhor os benefícios dessa arte:

 

 

Desenvolvimento da coordenação motora

A dança bem aplicada, na forma de trabalhar o corpo, faz com que a coordenação motora seja inserida no aprendizado de quem a pratica. Isso traz uma grande vantagem, pois toda carga de técnica nos movimentos mecânicos se reflete em ganho para o indivíduo que dança. Ficando assim com uma excelente coordenação motora.

 

Informação corporal

Nosso corpo fala, e isso é muito fácil de comprovar. Usamos no mecanismo de comunicação mais de 80% do corpo para nos expressarmos. Quem dança tem facilidade de se comunicar porque está acostumado a lidar com o corpo de forma íntima. Conhece o corpo que tem e quais são suas capacidades. Então a dança traz uma facilidade extremamente boa para o corpo, enchendo ele de uma informação que carregaremos para toda a vida.

 

Saúde orgânica e mental

Dançar por si só já é um exercício e compõe uma atividade reguladora do metabolismo e funcionamento do organismo como um todo. Traz uma melhora significativa para quem a pratica. Quem realmente ama a dança se preocupa em cuidar do corpo como um todo, porque necessita dele como ferramenta para executar o que gosta - "dançar".

 

Além do mais quando se faz uma atividade dessas com prazer, isso traz uma saúde mental bastante boa. Quando dançamos estamos interagindo com a sociedade, com o meio, colocando nossa mente para trabalhar de maneira positiva, fazendo amizades e colocando uma química boa que o organismo libera, tais como a adrenalina.

 

Qual é o melhor estilo?

Não importa o estilo, o importante é que seu filho tenha uma experiência agradável e bem movimentada que explore as suas habilidades individuais através de experiências de aprendizagem. Geralmente as aulas de dança para crianças centram-se na criatividade e nas possibilidades de movimento. Assim elas podem desenvolver uma preferência pessoal por padrões de movimentos e estilos.

 

Alguns aspectos explorados na dança com crianças:

  • Elementos e energia:

  • Elementos que envolvem o corpo no tempo e no espaço, na qual as crianças aprendem a usar esses elementos para expressar-se artisticamente.

  • Anatomia e alinhamento:

  • O corpo é o instrumento da dança que deve ser mantido em perfeita sintonia. Portanto, aprende-se a organizar e alinhar o corpo afim de que possa mover-se de maneira eficiente e saudável.

 

A dança também desenvolve estímulos como:

  • Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;

  • Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;

  • Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;

  • Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;

  • Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;

  • Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

 

Dançar é dar movimento a vida. Aqui no Colégio, oferecemos oficina de dança para nossos alunos. Entre em contato conosco para saber mais ;)

 

 

 

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico