Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

Estimule a criatividade brincando

19/11/2018

Ser criativo é uma habilidade essencial nos dias agitados de hoje. É preciso inovar, porque novos desafios exigem diferentes soluções. Com as crianças não é diferente. A educação precisa instigar a capacidade de criação dos pequenos, ajudando a desenvolver a imaginação, curiosidade e a criatividade de forma divertida e simples.

 

A grande pergunta é: como estimular ainda mais quem já é naturalmente criativo? A resposta é simples, através de atividades, ou seja, basta transformar a brincadeira em aprendizado, afinal, brincar é a profissão da criança.

 

Já falamos aqui sobre a importância de brincar e também sobre passatempos legais que pais e filhos podem curtir juntos aos finais de semana. Mas a dica, hoje, é sobre brincadeiras que ajudem seu filho a desenvolver habilidades específicas, sejam motoras ou sociais. E lembre-se: as férias estão chegando, melhor começar a pensar no que fazer com os pequenos o dia inteiro!

 

Então vamos às dicas:

 

 

Jogo da Memória

Existem inúmeros jogos de memória nas lojas, mas você pode criar um jogo de memória com o seu filho. Desenhem, escrevam, pintem, recortem, usem tampas de garrafas, papelão de caixas e depois é só memorizar as peças e os lugares.

 

 

 

Trem numérico

Já pensou no que você pode fazer com algumas caixinhas de sabonete, pasta de dente ou fósforo e rolha, barbante e tampinhas de garrafa? Um trenzinho! Mas não um simples trem, é um trenzinho numérico, para o seu filho aprender a contar com os vagões.

 

 

Rolo de papel e caixa de ovo

Os bebês também podem entrar nessas! Quando a gente permite que os bebês explorem os materiais livremente, eles aprendem a se relacionar com o mundo. 

 

 

Realidade virtual caseiro

Já pensou criar óculos de realidade aumentada com materiais reciclados e um par de lentes? Vale tentar!

 

 

Boliche caseiro

Saber esperar a sua vez, mira, coordenação, tudo isso você aprende e pratica com o jogo do boliche. Crie seu jogo de boliche com garrafas pet!

 

 

Massinha e objetos da casa

Crianças de 2 a 4 anos adoram explorar os objetos, incentive-as a usarem-nos fora do contexto. Por exemplo: pegar os utensílios da cozinha para brincar de fazer carimbo na massinha.

 

 

Bracelete de herói

Fazer um brinquedo caseiro com seu filho e usá-lo para dar asas à imaginação é ótimo. Folhas e flores do chão são ótimos pra isso.

 

 

Contar histórias

O momento da leitura também é uma hora de estimular a criatividade, mas você pode fazer isso de várias formas. Talvez incorporando o personagem e fazendo um teatrinho. Que tal?

 

 

Aventura em casa

Promover um ambiente estimulante é um dos pré-requisitos para o desenvolvimento da criatividade. Pense em diferentes maneiras de explorar os espaços da casa e crie uma aventura dentro de casa.

 

 

Customizar um caderno

Com as crianças mais velhas, é melhor estimular a criatividade desenvolvendo projetos que tenham utilidade, como um caderno customizado. 

 

 

Quando se trata de estimular a criatividade da garotada e realizar atividades em família, qualquer ideia vale!

Please reload

Colégio Atlântico