Vamos falar sobre o Planeta?

26/03/2019

Você conversa frequentemente com o seu filho sobre biodiversidade e consciência ambiental? Sábado, dia 30, será uma ótima oportunidade de fazer isso, quando teremos mais uma edição da Hora do Planeta – ou Earth Hour –, uma iniciativa que acontece desde 2007 com o objetivo de promover maior conscientização acerca das mudanças climáticas e causar reflexões sobre suas consequências na biodiversidade e no modo de vida das pessoas.

 

 

Idealizada pela Rede WWF (World Wide Fund For Nature), a iniciativa convida a sociedade civil e empresas no mundo todo a apagarem as luzes por uma hora, no mesmo horário. A edição deste ano será entre 20h30 e 21h30.

 

A primeira ação da Hora do Planeta aconteceu em Sidney, na Austrália, e hoje é realizada em mais de 180 países e territórios. O Brasil participa de forma ativa; centenas de monumentos costumam ser apagados na hora marcada.

 

E a tarefa de cuidar do Planeta não pode parar por aí! No dia 22 de abril será o Dia da Terra, data que busca conscientizar o mundo quanto à necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a biodiversidade. É imprescindível que as crianças se engajem nessas campanhas de conscientização, afinal, uma mudança de mentalidade e de hábitos vai melhorar a vida delas e das gerações futuras.

 

Neste caso, o que acha de aproveitar este momento para conversar com o seu filho, engajá-lo nestas campanhas, e mais: presenteá-lo com livros e filmes legais com histórias de respeito e zelo pelo meio ambiente? Seria mais do que um presente, mas uma lição para a vida. Confira 10 dicas legais que escolhemos para vocês:

 

Sugestões de leitura:  

 

 

O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo verde conta a história de Tistu, uma criança diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. Trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania.

Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio

 

 

Ciclotilde – A História de Nascimento de uma Bicicleta

Este é o primeiro volume das Aventuras de Ciclotilde, uma proposta de educação reflexiva e criativa destinada a crianças de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Viagens e passeios diversos contados em divertidas histórias que estimulam o gosto pela leitura, a curiosidade e o desejo de novas descobertas, levando a criança a se organizar e se posicionar no espaço, a dialogar e descobrir o mundo. Neste primeiro volume vemos nascer uma deliciosa amizade.

Autor: Ana Cristina Mender Perfetti e Rafael Markhez
Editora: Scortecci Editora  
 

 

A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos

O livro de autoria da jornalista e escritora Miriam Leitão conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Uma fábula ecológica cativante para leitores de todas as idades.

Autor: Miriam Leitão, com ilustração de Rubens Matuck.

Editora: Rocco 

 

 

 

 

 

 

A Árvore Generosa

'A árvore generosa' conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. 'Estou grande demais para brincar', diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore. 

Autor: Shel Silverstein (com tradução de Fernando Sabino)

Editora: Cosac Naify  

 

 

A Última Gota

Tempos de crise hídrica são oportunidade de mostrar às crianças o valor de se preservar o líquido mais precioso do Planeta. E o livro infantil A Última Gota pode ajudar. Ele conta a história de Kika, que depois de uma aula na escola fica preocupada com a falta d’água no planeta. Mestre Li a aconselhou a ler a história de Chuvisca, a última gota, que fugia dos exércitos clonadores. Em seu caminho, a gotinha se deparava com muitas cenas de escassez e desperdício. Mas nunca perdeu a esperança de encontrar soluções para o problema. E você, está fazendo alguma coisa para que esse precioso líquido nunca falte?

Autor: Diego, J.L.
Editora: Scipione

Sugestões de filme:

 

 

Loráx: em busca da trúfula perdida

Em cartaz nos cinemas brazucas, o filme conta a história de um menino que vive em uma cidade onde a natureza desapareceu e tudo passou a ser controlado pela tecnologia. Ao descobrir que o único desejo da sua amada era ver uma árvore de verdade, ele se lança numa aventura que o leva a conhecer Loráx, uma curiosa criatura de cor laranja que luta para preservar a floresta encantada onde mora.

 

 

 

 

 

O Grande Milagre

Estrelado por Drew Barrymore, o filme relembra a história do resgate de três baleias-cinzas, em 1988, no Alasca, protagonizada por uma ativista do Greenpeace e um repórter. Ambientada em plena Guerra Fria, a trama leva superpotências mundiais rivais a se unirem para salvar os animais, que ficam presos sob placas de gelo no Ártico.

 

 

 

 

 

Wall – E

No ano de 2805, a Terra virou um depósito gigante de lixo, com recursos naturais esgotados e sem condições para vida humana, como o resultado de décadas de consumismo em massa. Seu último habitante, Wall – E é um robô compactador de resíduos, que gosta de colecionar objetos inúteis, como lâmpadas, patinhos de borracha e troféus. Um dia, WALL - E descobre uma pequena planta crescendo entre o lixo e a leva para casa. Mais tarde, uma espaçonave aterrissa e implanta EVA, um avançado robô enviado pela nave estelar da BnL, onde vivem alguns humanos refugiados, com a missão de procurar sinais de vegetação na Terra. É o início de uma grande aventura

 

 

Procurando Nemo

Nesta animação, o peixe-palhaço Marlin perde quase toda a família durante o ataque de um uma barracuda e assim, torna-se um pai super protetor de seu único filho, Nemo, que sempre se envergonha com o jeito do pai na frente dos coleguinhas. Para provar que pode cuidar de si, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por mergulhadores, e levado para Sydney, onde é vendido para um dentista, indo parar num aquário. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente.

 

 

Rio

Dirigida por Carlos Saldanha, Rio conta as aventuras de Blu, uma arara azul em extinção que vive uma vida tranquila no interior dos Estados Unidos. Até que, a convite de um cientista, se muda para o Rio com sua amada dona para procriar com a única arara de sua espécie ainda existente, Jade. Ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de tráfico de aves raras, eles precisam unir forças para escapar do cativeiro.

Please reload

Colégio Atlântico

Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico