Trabalho em equipe garante formação mais sólida

19/06/2018

A Copa do Mundo começou e todos estamos de olho na telinha, ansiosos com a possibilidade de conquistar o hexacampeonato na Rússia. O primeiro jogo do Brasil deixou a desejar, mas calma, a disputa está apenas no início! Quando os especialistas avaliam o desempenho das seleções, um dos aspectos analisados é o senso de equipe. No esporte, assim como nas empresas, conquistar um time de alta performance passa por desenvolver um senso de coesão e comprometimento mútuo. 

 

 

Sendo assim, por que não começar desde cedo a despertar nas crianças a vontade de trabalhar em grupo? A prática leva à perfeição, certo? Mas os ganhos de uma criança habituada a interagir e trabalhar coletivamente, trocando experiências e conhecimentos, vão muito além do esporte e futuramente dos negócios. Ela enriquece a formação ao agregar valores de cooperação e convivência social, o que a torna um adulto mais tolerante e capaz de lidar com as adversidades da vida.

 

Está claro pra você o benefício de estimular constantemente nos pequenos o trabalho em equipe? Ainda não? Então confira outros pontos positivos:

  • Ensinar as crianças a respeitarem outras pessoas;

  • Deixar a criança mais tolerante às limitações e habilidades do próximo;

  • Possibilitar que a criança compreenda e aceite suas próprias limitações;

  • Ajudar a criança a expressar suas opiniões;

  • Ensinar a importância de ouvir e aceitar pontos de vista diferentes;

  • Formar adultos mais reflexivos

 

Perfeito, mas como incentivar essa prática em um mundo cada vez mais individualista? É um desafio, mas veja quatro dicas de ouro que irão ajudar nessa empreitada: 

 

- Promover brincadeiras em grupo, como: brincadeiras ao ar livre que segregam funções entre os participantes; gincanas; leitura de textos; piqueniques; jogos de quebra-cabeça montados com várias crianças.

 

- Estabelecer funções definidas para cada criança: em um trabalho a ser realizado em grupo, é importante definir qual papel cada criança terá para obtenção do resultado final, que deve ser avaliado por todos os membros do grupo, para que aprendam sobre a importância do trabalho em equipe. As funções de cada criança devem ser compatíveis com suas habilidades e limitações. Assim, conseguimos evitar efeitos contrários, como resistência e desprazer.

 

- Estimular a leitura de livros específicos: são diversos os livros infantis que ajudam a despertar na criança a importância do trabalho em equipe. O livro “Por que os aviões voam?”, de Jeferson Soares e Taís Soares, é uma história sobre uma turma que se une para solucionar o mistério que há por trás do grande feito de Santos Dumont, explicando de forma simples como os aviões voam. A obra estimula o senso de amizade e cooperação nos pequenos. Outra obra é o clássico da literatura infantil, a “Branca de Neve e os Sete Anões”, dos Irmãos Grimm. A história ajuda a desenvolver a consciência e destaca a importância da coletividade. A força do trabalho em equipe é bem representada, demonstrando os medos e fraquezas dos personagens e como eles podem trabalhar esses receios para enfrentar as dificuldades em seu cotidiano.

 

- Estimular atividades e funções na rotina da casa, como: cuidar do bichinho de estimação; separar produtos e embalagens que podem ser reciclados; escolher brinquedos que serão doados; ajudar a carregar as compras do supermercado; ajudar na preparação de refeições; arrumar o quarto, tirar poeira, passar pano; retirar ou lavar a louça do café, do almoço e jantar.

 

 

Reflita sobre a rotina do seu filho em casa ou na escola e procure adotar práticas que o incentive a interagir e trabalhar coletivamente. Quem sabe você não estará preparando o terreno para o próximo craque da Seleção!

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico

Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico