Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

Sustentabilidade começa em casa

13/09/2018

O mundo mudou e a natureza está cada vez mais degradada, o que pede uma nova visão e novos hábitos hoje mesmo. Vencer esse grave problema ambiental, contudo, passa pelas crianças. A sustentabilidade na educação infantil é um conceito que precisa ser trabalhado em conjunto pela sociedade, mas os ensinamentos devem começar em casa. Falar sobre o consumo e seus efeitos, abordando temas como descarte do lixo, alimentação, desigualdade social e reciclagem, é papel dos pais num primeiro momento.

 

  

 

E chamar a atenção para as pequenas situações dentro da rotina familiar pode ser uma atitude responsável, educativa e até divertida para as crianças. Aliás, é fundamental que esse aprendizado seja prazeroso, por isso é preciso considerar a idade da criança e a carga de responsabilidade que ela pode suportar, combinado? Feito isso, confira algumas dicas legais para atrair a turma para uma vida mais eco-friendly:

 

Alimentação

A sustentabilidade começa pela educação alimentar. Incentivar o consumo de alimentos in natura é uma forma de ensinar a prática da sustentabilidade. Introduzir as crianças ao mundo dos alimentos e da agricultura, com histórias lúdicas que explicam que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos é uma forma bem sucedida de educação infantil.

 

Plantas

Uma forma de aproximar a criança da sustentabilidade é conversar sobre o que são os vegetais, qual sua importância simbólica e prática e seus ciclos, além de ensiná-la a plantar. Acompanhar junto o crescimento das plantas pode ser uma experiência das mais especiais.

 

Banho

Se você conseguir encurtar o tempo de banho por apenas um ou dois minutos vai economizar até 150 litros de água por mês, isso sem pensar na economia de energia. Para ajudar a acelerar o tempo de banho da criançada, aproveite para cronometrar o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado.

 

Carregadores

Mesmo quando não estão conectados, os carregadores continuam a consumir eletricidade, por isso é melhor desconectá-los quando não estiverem em uso. Se encontrar dificuldades na prática dessa regra, a associação descontraída da suspensão de alguma regalia por curto período de tempo com cada carregador encontrado plugado na tomada pode ser uma alternativa legal.

 

Reciclagem

Para mudança dos hábitos dos seus filhos, em qualquer assunto, que tal colocá-los no comando das ações? Atribua à molecada o controle da reciclagem, pois assim entenderão sua importância e darão mais valor à separação do lixo doméstico, uma forma de cristalizar a prática da sustentabilidade.

 

Dia de limpeza

Escolha um dia da semana como sendo o dia de limpar a casa. Chame seus filhos para ajudar retirando o que é lixo. E ensine técnicas sustentáveis de limpeza da casa. Quando seu filho aprende que ele deve ser o responsável pelos resíduos que produz e pela limpeza do local em que vive ele internaliza um dos conceitos da sustentabilidade na educação infantil.

 

Reaproveitando a água da chuva

Mostre às crianças que a água da chuva pode ser reaproveitada. Basta a criança colocar um balde fora da casa com uma pedra dentro, para não tombar, e esperar a chuva. Quando parar é só pegar esse balde e usar essa água para molhar as plantas que estão dentro de casa ou mesmo nos sanitários.

 

 

Please reload

Colégio Atlântico