Preparados para a volta às aulas?

04/02/2019

A volta às aulas é um momento de mudança e ansiedade para as crianças, seja devido à rotina escolar que começará novamente ou então porque é um novo desafio para quem está iniciando na vida escolar.

 

 

Com a volta às aulas, vem sempre aquela mesma promessa: ser mais organizado. A gente sabe que não é fácil, especialmente depois de passar um bom tempo sem fazer nada. Vendo vídeo no YouTube, falando no WhatsApp com os amigos, fazendo brigadeiro de panela e tomando sorvete na praia. Mas a verdade é que, com a organização, o sofrimento é bem menor.

 

E nesse período de readaptação é importante os pais estarem ao lado dos filhos, ajudando-os a organizar o material, separar o uniforme, encorajando-os nos momentos de tensão, mostrando ou relembrando as coisas que são legais e significativas e o quanto será prazeroso reencontrar ou conhecer novos amigos.

 

 

Mas fique tranquilo, nós vamos ajudar você a organizar a vida do seu filho nesta volta às aulas. Confira dicas que podem ajudam tanto os pais quanto as crianças:

 

Fale sobre medos

Converse sobre os medos e inseguranças do seu pequeno. Nesse momento, será estabelecido um vínculo que deverá se estender por todo o ano letivo.

 

Voltando aos poucos

Durante as férias é comum que a rotina diária mude como dormir e acordar mais tarde. Acabamos assim acostumado nosso corpo com essas pequenas mudanças. A transição para os horários letivos deve ser feita de forma gradual.

 

Checklist

Junto com seu pequeno, organize a escrivaninha e suas gavetas. Tire tudo o que não será mais utilizado e deixe espaço livre para os novos materiais. Reserve um local para estudo, que seja confortável e agradável. Confira a mochila, uniforme e lancheira.

 

Definam rotina

Crie uma rotina de horários junto com a criança antes de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados os momentos de lazer, como os momentos de leitura, visitas a parques, cinemas e casa de amigos.

 

Esteja junto

Se puder, vá até a escola no retorno às aulas, apresente o novo professor, isso dará mais segurança, afinal, eles passarão muitos dias juntos. Um bom relacionamento com o professor é imprescindível para o bem-estar na escola.

 

Velhos e novos amigos

É importante esclarecer que mesmo que seu pequeno tenha mudado de escola ou de classe, ele poderá manter contato com os antigos amigos, mas mostre que conhecer novas pessoas também é muito benéfico.

 

Novos desafios

As matérias e conteúdos novos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças. Tranquilize-a em relação a eles. Deixe claro que você e o professor estarão presentes para ajudá-lo no que precisar.

 

Evite cobranças excessivas

O momento é de readaptação. Começar com muitas cobranças poderá deixar a criança ainda mais assustada. Caso ela apresente uma resistência exacerbada ao retorno, não seja ríspido ao dizer que deve ir para a escola. O melhor é entender o motivo dessa resistência.
 

Orientações que você pode passar para o seu filho:

 

 

Separe as matérias

Que tal já começar a organizar o seu material? Independentemente se você prefere usar cadernos, pasta ou fichário, já dá para dividir as matérias. Com isso você evita ficar anotando as coisas em qualquer lugar e perder depois.

 

Anote tudo

Provavelmente na sua sala você já viu algum aluno pedindo a matéria para outras pessoas, né?! Mas a questão é que copiar as anotações do outro não tem o mesmo efeito. Se você se organizar e anotar durante a aula o que estiver aprendendo, você assimila melhor e isso vai te ajudar na hora de estudar.

 

Estabeleça metas

Pense em coisas que você pode fazer a curto e longo prazo para que o ano escolar seja o melhor possível. Talvez não tirar nota vermelha? Ou, quem sabe, entregar todos os exercícios? Pense no que você acha que será alcançável e positivo para você e tente seguir.

 

Estude desde o começo

Da forma que for ideal pra você, tente ir estudando os conteúdos conforme eles vão sendo ensinados, assim você se assegura de que não tem nenhuma dúvida e reforça o que aprendeu. Além disso, na hora de pegar mais firme para as provas, você já estará afiada.

 

Pare de procrastinar

Deixar as coisas para fazer depois pode ser muito tentador, mas também pode confundir e fazer desistir. Tem tempo de fazer uma lição de casa em sala? Aproveite! Precisa fazer um trabalho para entregar? Comece logo.

 

E então, prontos para a volta às aulas? Estamos esperando vocês !

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico

Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico