Desenhar favorece o desenvolvimento e a expressão

15/05/2019

No início, o que fica no papel são rabiscos sobrepostos em camadas. A mão trêmula tenta equilibrar o lápis e o limite da folha é quase sempre ultrapassado. Tudo é espaço para expressão e não há limitação para os movimentos. Uma parede vazia, o assento de um sofá e até o próprio corpo viram lugares para o registro dos primeiros traços abstratos.

 

 

A criatividade de uma criança é ilimitada! Por esta ser uma fase onde o lúdico é muito presente, o simples ato de desenhar possui um papel muito importante no desenvolvimento, além de revelar a forma como ela enxerga o mundo.

O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, pois revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização. Entenda:
 

Desenvolvimento motor: assim que começa a andar, a criança começa a desenvolver outros movimentos, que vão do correr, pular e saltar até o movimento de pinça (preensão dos dedos). O desenvolvimento motor fino é essencial na pré-escola e nos primeiros anos da educação básica. É através do movimento de pinça que a criança começa a segurar o lápis com mais habilidade.

 

Desenhar e pintar são atividades essenciais para aprimorar esse controle, que vai evoluindo ao longo dos meses. Para alunos com habilidade motora reduzida, incentivar o desenho livre pode ser muito importante para que eles consigam evoluir dentro de suas limitações. 

Desenvolvimento psíquico: mais do que uma brincadeira, o desenho é uma forma da criança expressar o seu cotidiano. Mesmo que no início, para os adultos sejam apenas rabiscos, ela sabe que ali estão as suas percepções sobre o dia a dia.

 

A atividade auxilia o aluno a se tornar mais comunicativo e pode ser a ferramenta ideal para que se sinta confortável em compartilhar temas que ainda não tenha confiança de expressar em palavras. Não raro, o desenho é um recurso utilizado em consultórios de psicologia infantil.

 

 
Criatividade: assim como outras atividades artísticas, como o dançar ou interpretar, o desenho e pintura apoiam a evolução da criatividade das crianças. Eles podem construir narrativas inteiras através dessas atividades e passam a criar com estes recursos novas histórias, evoluindo também a comunicação.

Como os pais podem incentivar os filhos?

Dar às crianças deveres de casa que envolvam desenho ajudam no processo de desenvolvimento e fixação do conteúdo recebido em sala de aula. Ela também pode utilizar o recurso para contar o que ocorre fora do ambiente escolar.

 

Aos pais fica a missão de garantir tempo livre para que a criança se expresse, sem a pressão de horários cronometrados. É importante também que os pais acompanhem esse desenvolvimento e estejam apoiando os filhos caso queiram compartilhar suas descobertas.  

 

 

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico

Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico