Dedicar mais tempo aos filhos melhora o desempenho acadêmico

25/02/2019

Você sabia que o tempo que os pais passam com os filhos é mais determinante para o sucesso acadêmico das crianças do que a genética? Pois é! Dentro desse contexto, pais que querem que os filhos tenham um bom desempenho acadêmico devem passar mais tempo com eles.

 

 

Essa avaliação é resultado de um estudo realizado pela Universidade de Ohio. Os pesquisadores analisaram os resultados no vestibular de 22 mil crianças israelenses que perderam um dos pais antes de completar 18 anos, cerca de 77 mil com pais que se divorciaram e 600 mil que não passaram pelo falecimento de um progenitor, nem passaram por um processo de separação.

 

Eles descobriram que o nível de educação do adulto que permanecia com a criança tinha um impacto muito maior no sucesso acadêmico dela do que o do parceiro que faleceu ou perdeu a guarda. “Descobrimos que, se uma mãe morre, sua educação se torna menos importante para o filho passar no vestibular e, ao mesmo tempo, a educação do pai se torna mais importante. Se o pai morre, o contrário acontece”, disse o professor Mark L. Weinber, um dos autores do estudo.

“Quanto mais cedo um dos pais falece, mais forte é essa relação. O sucesso do aluno não vem apenas de pais inteligentes que têm filhos inteligentes ".

 

O problema é que dedicar um tempo adequado para os filhos é um desafio, uma vez que os pais de hoje passam o dia no trabalho e quando chegam em casa têm que se dividir com os afazeres do lar, o descanso e as mídias sociais. A consequência disso é que as crianças estão cada vez ganhando menos horas de atenção.

 

 

Outra pesquisa realizada em Israel aponta que os pais dedicam apenas 14 minutos e meio por dia aos filhos, uma queda alarmante se comparado há 20 anos, quando disponibilizavam 2 horas por dia. Os dados são preocupantes, já que é dentro de casa que as crianças devem construir sua escala de valores e as bases para uma boa educação, o que auxiliará no bom desempenho acadêmico.

 

Sendo assim, confira algumas dicas e reflita sobre o tempo que está passando com seu filho:

 

Gere amor e seja um modelo

Não se encontra entre os seres vivos relações tão fortes entre pais e filhos, marido e mulher e irmãos como nos seres humanos. Diferente dos outros seres, em que seus filhotes criam independência muito mais rápido, o homem tem uma dependência maior de seus progenitores. Isso torna a dedicação de tempo dos pais para com a criança fundamental, pois cria segurança e amor. Amor este que gera uma admiração que faz com que os filhos reproduzam o modelo dos pais. Cuidado com este modelo!

 

Seja um porto seguro e não fornecedor de presentes

Os pais de hoje chegam exaustos em casa, ficando sem tempo e disposição para os filhos. Em muitos casos, essa ausência causa o sentimento de culpa e, para compensar, acabam retirando limites e criando uma situação de presentes e de mimo para que as crianças os apreciem. Sem limites e com excesso de presentes criamos tiranos, porque eles nos exigem cada vez mais, não no aspecto intelectual e emocional, mas no aspecto material.

 

Desligue a TV e o Smartphone

Não é somente porque os pais de hoje em dia chegam mais tarde e cansados em casa que o tempo com os filhos diminuiu. O problema é que os aparelhos eletrônicos ganharam grande espaço na vida das pessoas e o uso inadequado e exagerado deles vem substituindo o tempo precioso para se estar com as crianças. Fique atento a isso e troque seu WhatsApp, Instagram e Facebook por mais tempo com o seu filho!

 

 ♡

Please reload

Colégio Atlântico

Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico