Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

Como as cores afetam o comportamento e aprendizado infantil

25/10/2018

A cor é uma energia com comprimento de onda e frequência, por isso ela é capaz de afetar o humor e as atitudes das crianças, que são mais sensíveis que os adultos. Estudos comprovam que a psicologia das cores influencia na aprendizagem e comportamento dos pequenos, uma vez que os psicólogos ligam a cor ao desenvolvimento do cérebro, ao aumento da produtividade e até mesmo à transição da infância para a idade adulta.

 

 

Complicado, né? Para compreender como exatamente isso funciona, temos de perceber que as cores são classificadas com base em sua temperatura, matiz e saturação. O olho humano sabe detectar qual é uma cor mais quente e mais fria e essa diferenciação envia um sinal para o cérebro no local onde as cores são decifradas. Esses sinais são impulsos cerebrais, que também caem sobre as glândulas reguladoras do hormônio que evocam respostas emocionais e psicológicas.

 

Trocando em miúdos, as cores podem acalmar, irritar, inspirar, estimular e até baixar a pressão arterial. Sendo assim, é fundamental entender quais são as respostas emocionais das crianças quando estão expostas às cores para organizar um quarto, sala de jogos ou área de estudos. Com as cores certas, podemos criar ambientes mais confortáveis e assertivos para as crianças.

 

E então, vamos decifrar na prática como as cores atuam e influenciam o comportamento das crianças? Confira:

 

 • Vermelho • 

É a cor da paixão, de sentimentos fortes, do amor, mas é preciso ter cuidado com o excesso de estímulo que ela pode trazer. No quarto não pode estar em excesso, porque iria interferir no sono das crianças. Vermelho é especialmente perigoso para crianças hiperativas, pois pode incitar à agressão e aumentar o nervosismo.

 

 • Amarelo • 

Esta é a cor da felicidade e da luz solar. Amarelo estimula a inteligência e é ideal para uso em quartos de crianças, salas de estudo e áreas de lazer. Não deve ser exagerado, pois pode agitar. O amarelo também pode encorajar as crianças à concentração e à obediência. Além disso, estimula o apetite.

 

 • Verde • 

A cor da abundância, pode relaxar e contribuir para uma melhor saúde em crianças. O verde tem uma forte influência sobre o desenvolvimento e as mudanças na natureza das crianças. Ele estimula o interesse no estudo e conhecimento do mundo exterior. Tons de verde bebê inspirar coragem, formar uma autoconfiança.

 

 • Rosa • 

As meninas adoram rosa, mas ela serve para todos. Trata-se de uma cor calmante, principalmente nos seus tons mais claros. A cor rosa pode até mesmo diminuir a frequência cardíaca.

 

 • Roxo • 

Esta é uma cor muito indicada para crianças, pois chama sua atenção e aumenta a concentração. Por ser símbolo de perfeição espiritual e pureza, riqueza e iluminação, proporciona sensação de harmonia e paz interior.

 

 • Laranja • 

Ajuda a melhorar o pensamento crítico e a memória, mas é preciso cuidar com os excessos. A cor também ajuda a criança a tornar-se mais sociável, fortalecendo o espírito de comunidade. É por isso que a cor é ótima para o ambiente onde toda a família se reúne.

 

 • Azul • 

Tons de azul trazem clareza e leveza, mas também despertam a imaginação, criatividade e o interesse. Ideal para atrair a atenção da criança para algo específico. Tons de azul também têm um efeito relaxante sobre o corpo da criança, podendo ajudar a tirar o estresse no final do dia. Mas cuidado: não use em excesso, pois também pode deprimir ou invocar sentimento de tristeza.

 

 

Faz total sentido, não é?

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico