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Abaixo o sedentarismo, ter saúde exige movimento

17/04/2019

 

Todo mundo sabe que o sedentarismo causa danos à saúde, mas parece que o estrago vai além do que se imaginava. Ficar sentado por muito tempo é considerado o novo fumar, ou seja, promove o aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, morte prematura e mais: afeta uma área do cérebro que é fundamental para a memória.

 

Você tem dificuldade para tirar seu filho dos jogos e redes sociais? Então fique atento, porque por mais novo que ele seja, hábitos saudáveis e preventivos devem ser ensinados desde cedo.   

 

Estudo publicado pelos professores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) mostra que não sair do sofá ou da cadeira por muito tempo pode afetar uma área do cérebro que é vital para a memória. E quando passamos longos períodos sentados durante a vida, podemos desencadear atrofia cerebral.

 

 

Por meio de testes com a ressonância magnética, os pesquisadores descobriram que o sedentarismo impacta diretamente no afinamento do lobo temporal medial (MTL) e suas subestruturas. Essa região do cérebro é responsável por diversas funções, como a memória a longo prazo e a percepção auditiva.

 

Em contrapartida, a pesquisa demonstra que a atividade física, mesmo que em níveis elevados, não compensa os efeitos nocivos de ficar sentado por períodos prolongados. Por isso, é preciso um trabalho de prevenção. E aí entra o papel dos pais!

 

 

Quanto mais incentivarmos as crianças a se movimentarem, mais saúde elas terão. Neste caso, avalie qual é a atividade mais adequada para a idade, gosto e estrutura física do seu filho e mexam-se! Confira algumas dicas e lembre-se que o Colégio Atlântico oferece diversas atividades extraclasse:

 

Os bebês devem ser estimulados a se movimentarem várias vezes ao dia, seja engatinhando, buscando objetos ou movendo os membros do corpo, sob supervisão e estímulo dos pais

 

 

Crianças de 3 a 5 anos devem se exercitar por 180 minutos ao longo do dia. A partir dessa faixa etária também dá para começar a nadar, fazer dança, praticar lutas ou esportes coletivos.

 

Entre 5 e 7 anos, uma boa pedida é investir em patinação, danças e lutas.

 

 

Entre 6 e 19 anos de idade, o ideal seria suar a camisa por pelo menos uma hora por dia. Atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos, como a musculação, podem ser feitas pelo menos três vezes na semana.

 

Atividades e exercícios físicos fazem bem a todas as idades. 

 

 

 

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