Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico

Ser organizado na adolescência vale pontos para o futuro

03/07/2018

 

O grande segredo para lidar com um mundo hiperconectado e com excesso de informações é saber como ser organizado. É o que defende o neurocientista americano Daniel Levitin, no livro ‘A Mente Organizada – como pensar com clareza na era da informação’.

 

 

 

A organização pode parecer uma chatice para um adolescente. Arrumar o quarto ou organizar os horários de estudos não é tão divertido quanto jogar videogame. Mas ser um adolescente organizado e responsável tem suas vantagens, entre as quais o aumento da inteligência emocional. Já o contrário pode acarretar em diversos prejuízos nessa fase da vida e no futuro.

 

Estudos indicam que a organização dos ambientes reflete diretamente na organização dos planejamentos e tarefas a serem cumpridas. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, pessoas desorganizadas, que acumulavam objetos desnecessários, não conseguiam manter o foco em suas tarefas e objetivos, como também eram mais estressadas. Ainda não está convencido da importância da organização? Vamos entender melhor:

 

Benefícios de ser um adolescente organizado

 

Objetos encontrados com facilidade

O descontentamento com a bagunça é claro quando se sente necessidade de encontrar algum objeto que não está onde deveria estar. Isso porque a frustração e a impotência nos invadem quando não conseguimos controlar as coisas. A organização dos ambientes em que vivemos permite que saibamos onde estão as coisas e também nos permite preservá-las melhor. Esse hábito influencia na aquisição gradual de responsabilidade que é necessária ao bom desenvolvimento humano.

 

Melhor aproveitamento escolar

Manter os espaços limpos e organizados refletem diretamente em nossos processos mentais. Passamos a pensar com clareza a respeito do que deve ser feito, estabelecendo prioridades, descartando preocupações desnecessárias e prevendo possíveis imprevistos. Assim, uma maior organização refletirá em deveres de casa planejados de antemão, feitos com o tempo de dedicação necessários e com qualidade para obter melhores notas.

 

Bons impactos na família e no futuro

Situações de desorganização e irresponsabilidade podem frustrar os pais, os quais passam a temer que os filhos não adquiram responsabilidade para lidar com as dificuldades da vida adulta. Esse cenário torna as relações familiares mais estressantes. É preciso equilibrar: os pais devem maneirar nas cobranças e os filhos devem demonstrar responsabilidade.

Assim, o desenvolvimento passa a ser muito mais saudável, preparando os futuros jovens para realizarem tarefas no mercado de trabalho que exigirão concentração, planejamento, e comprometimento.

 

 

Algumas dicas para ajudar nessa tarefa:

 

Evite distrações!

WhatsApp, Facebook e e-mails interrompem seu fluxo de atividades e estudos. É muito difícil manter o foco quando há muitas coisas disputando sua atenção. As pessoas mais produtivas desligam todas essas fontes de sinais desnecessários quando decidem focar em outra coisa.

 

Organize bem a área de estudos

Para facilitar a sua vida, organize bem a área de estudo: uma bancada ou mesa de estudos, onde tudo pode ficar organizado de forma prática, facilita muito. Sobre ela, podemos colocar o computador, materiais da escola, livros, luminária e deixar objetos da rotina diária sempre à mão. Gavetas também são sempre bem-vindas – com divisórias melhor ainda! Conseguimos organizar melhor objetos miúdos.

 

Por fim, manter a organização auxilia no desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e também adultos. Nossa dica? Coloque a organização na sua rotina e torne sua vida mais fácil e menos estressante!

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico