A adolescência aumentou, e agora?

10/04/2018

Para alguns pais, a adolescência dos filhos parece não terminar jamais. Mas a verdade é que esse processo de maturação que transforma a criança em adulto tem, sim, começo e fim. A má notícia é que estudo recente divulgado pela revista científica Lancet Child & Adolescent Health ampliou em mais 5 anos essa fase complexa da vida. A partir de 2018, a definição de adolescência passou para o período entre 10 e 24 anos de idade, e não mais até os 19.

Você deve estar se perguntando: Por quê? O que muda com isso? A nova definição reflete mudanças de comportamento, como a demora para concluir os estudos, sair de casa, casar e até ter filhos.

 

Essa releitura da adolescência é essencial para o desenvolvimento de leis, políticas sociais, planos de educação e serviços. Alguns sociólogos já estão se manifestando contra a determinação. Para eles, os jovens-adultos tendem a ficar ainda mais acomodados, gerando uma ‘infantilização’ de pessoas que já deveriam ter mais maturidade.

 

A escola tem papel fundamental para evitar esse cenário - infantilização - e uma das ferramentas que podem auxiliar nesse processo são as oficinas, que além de serem espaços de descobertas e transformações é também um instrumento poderoso para o amadurecimento e aperfeiçoamento didático em uma escola.

 

As oficinas trazem uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita inovação, troca de experiências e construção de conhecimento em um espaço para a aprendizagem coletiva.

 

O Colégio Atlântico oferece algumas modalidades de oficinas para crianças e adolescentes. O objetivo das atividades é ultrapassar o aspecto acadêmico e contribuir com o desenvolvimento do ser de modo a prepará-lo para os desafios da vida. São elas:

 

Oficina de Dança:  

 

 

 

Oferece Sapateado, Jazz e o Balé Baby, permitindo desenvolve-se habilidades específicas de cada gênero de dança e atividades de coordenação motora, memória e flexibilidade.

 

 

 

 

Oficina de Futsal:

 

 

 

Aulas organizadas de acordo com as diferentes faixas etárias dos alunos que incluem o treino de capacidades específicas associadas ao esporte, além de jogos e amistosos entre equipes.

 

 

 

Oficina Super Cérebro:

 

O Super Cérebro é um método inovador de ensino, criado com base nos estudos científicos de Howard Gardner – neurocientista e autor da Teoria das Inteligências Múltiplas, que propõe o desenvolvimento social e cognitivo do aluno. O método desenvolve exercícios de ginástica cerebral utilizando o Soraban (Ábaco Japonês), os Jogos de Tabuleiro e os Jogos Criativos.

 

 

Oficina de Taekwondo:

 

A prática do Taekwondo favorece o aperfeiçoamento das capacidades nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo, oferecendo uma melhor qualidade de vida e socialização, além de melhorar o rendimento escolar. Também contribui para a disciplina, na melhora da conduta social; na capacidade de concentração e de integração com o grupo.

 

 

 

 

 

 

 

Oficina de Teatro:

 

A partir de técnicas de expressão corporal e atuação, as aulas de teatro desenvolvem na criança e adolescente as habilidades de comunicação e promovem a desinibição, assegurando uma experiência única de crescimento pessoal e social. Maior capacidade de concentração, superação da timidez, promoção da autoestima e da criatividade, capacidade de interpretação e de trabalho em grupo são algumas das capacidades de quem realiza essa oficina.

 

 

 

Seu filho já está inscrito em alguma dessas oficinas? Ainda não? Experimente inspirá-lo ao conhecimento, à melhoria das relações interpessoais e ao aprimoramento humano em um espaço cuidadosamente planejado com profissionais capacitados e material didático de qualidade. Acredite, ele vai se abrir para um universo de descobertas e evolução.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Colégio Atlântico

Tel: 47 3368.4756 / 3368.4412

WhatsApp: 47 99215-0479

secretaria@atlanticoeducacional.com.br

Rua 260A nº388

Meia Praia

Itapema-SC

whatsapp-colégio-atlântico